Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Projetos ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 19 de Setembro de 2017, 16:44:00

O Programa Institucional de Bolsa de Inicia√ß√£o √† Doc√™ncia (Pibid) √© uma iniciativa da Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior (Capes) voltada para o aperfei√ßoamento e a valoriza√ß√£o da forma√ß√£o de professores para a educa√ß√£o b√°sica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de inicia√ß√£o √† doc√™ncia desenvolvidos por Institui√ß√Ķes de Educa√ß√£o Superior (IES) em parceria com escolas de educa√ß√£o b√°sica da rede p√ļblica de ensino. Os projetos devem promover a inser√ß√£o dos estudantes no contexto das escolas p√ļblicas desde o in√≠cio da sua forma√ß√£o acad√™mica para que desenvolvam atividades did√°tico-pedag√≥gicas sob orienta√ß√£o de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Na Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadoras do Ceale atualmente coordenam duas áreas do programa: Pedagogia Anos Iniciais (Valéria Barbosa de Resende) e Pedagogia Educação de Jovens e Adultos (Keli Conti).