Alfabetização e Letramento


     

Publica√ß√Ķes ‚ÄĘ Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 12:31:00

A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa.  Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:

  • Fundamentos te√≥rico-metodol√≥gicos e pr√°ticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetiza√ß√£o

  • Pr√°ticas e fundamentos psicolingu√≠sticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organiza√ß√£o de contextos e ocasi√Ķes de aprendizagem. Os materiais desse eixo tamb√©m orientam o diagn√≥stico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as rela√ß√Ķes com as fam√≠lias

  • Fundamentos metodol√≥gicos e pr√°ticas, que explica as caracter√≠sticas de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produ√ß√£o de textos, bem como a as rela√ß√Ķes entre oralidade e escrita e os processos psicoling√ľ√≠sticos envolvidos no aprendizado da l√≠ngua escrita


1. Alfabetização e letramento
Magda Becker Soares e Ant√īnio Augusto Gomes Batista
2005
 
2. Língua, texto e interação
Maria da Graça Costa Val e Martha Lourenço Vieira
2005
 
3. Conhecimento ling√ľ√≠stico e a apropria√ß√£o do sistema de escrita
Marco Ant√īnio de Oliveira
2005
 
4. Leitura como processo
Delaine Cafiero
2005
 
5. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução
Martha Lourenço Vieira e Maria da Graça Costa Val
2005
 
6. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita
Maria de F√°tima Cardoso Gomes e Sara Mour√£o Monteiro
2005
 
7. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2005
 
8. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer dos professores
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
2005
 
9. Literatura e leitura literária na formação escolar
Aparecida Paiva, Graça Paulino e Marta Passos
2006
 
10. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais
Maria da Gra√ßa Costa Val, Else Martins dos Santos, L√ļcia Fernanda Pinheiro Barros, Luciana Mariz, Lucin√©ia Cristina Rezende, Maria Jos√© Francisco de Souza
2006
 
11. Escrever é reescrever
Raquel Salek Fiad
2006
 
12. Desenvolvimento e apropriação da linguagem pela criança
Roxane Rojo
2006
 
13. As rela√ß√Ķes entre a fala e a escrita: mitos e perspectivas
Roxane Rojo
2006
 
14. A escolha do livro didático de português
Egon de Oliveira Rangel
2006
 
15. Varia√ß√£o ling√ľ√≠stica e ensino
Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val
2007
 
16. A reflex√£o metaling√ľ√≠stica do Ensino Fundamental
Neusa Salim Miranda
2007
 
17. Orienta√ß√Ķes para as a√ß√Ķes do formador
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2007