Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 12:38:00

Título: Catecismos escolares: a produção e circulação desses impressos católicos na primeira metade do século XX

Coordenadora: Maria José Francisco de Souza

Resumo: A pesquisa analisa, de forma comparativa, dois catecismos cat√≥licos produzidos para serem utilizados na catequese em escolas na primeira metade do s√©culo XX: o Primeiro Catecismo da doutrina crist√£, de autoria do Frei Francisco OFM; e o Catecismo Escolar e Popular, de autoria do Prof. Padre Spirago. No contexto de indaga√ß√Ķes acerca da cultura material escolar, especialmente, na primeira metade do s√©culo XX, sobre os materiais utilizados para o ensino de leitura e escrita, sobre instrumentos e suportes para o ensino da escrita, busca-se apreender o ciclo de vida desses dois catecismos escolares, seu circuito de comunica√ß√£o como requisito para uma melhor compreens√£o da hist√≥ria do livro e, tamb√©m, da hist√≥ria da leitura. Desse modo, pretende-se analisar al√©m da materialidade, as editoras/tipografias, autoria e conte√ļdo desses catecismos, a fim de apreender filia√ß√£o a m√©todos de ensino, o perfil de leigo esperado/indicado em cada catecismo e a forma√ß√£o que se pretendia realizar. E, por fim, pretende-se, buscar ind√≠cios da circula√ß√£o desses impressos a fim de melhor compreender o circuito de produ√ß√£o e circula√ß√£o desses materiais.

Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.