Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental


     

Pesquisa • Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 16:18:00

Título: Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal

Coordenadora:  Profa. Daniela Montuani

Resumo: Esta pesquisainiciou-se no primeiro semestre de 2017 e busca analisar a história de ensino que compõe as vivências de aprendizagem de uma mesma turma desde o último ano da educação infantil até a conclusão do 1o ciclo de ensino fundamental, em uma rede municipal de ensino (Lagoa Santa/MG) que  sistematicamente trabalha capacidades de alfabetização desde a educação infantil.Por meio de observação semanal das aulas, análise dos planejamentos docentes, atividades e diagnósticos realizados tem-se como objetivo descrever e analisar as estratégias docentes  para o trabalho com as capacidades de alfabetização e letramento nos diferentes anos investigados, analisar a progressão e sistematização destas capacidades desenvolvidas no decorrer deste período e acompanhar o percurso de aprendizagem destes alunos mediante as estratégias utilizadas.

Financiamento: PRPQ/UFMG