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De Piaget a Feverstein um estudo do letramento e da mediação na educação especial

O presente trabalho enfatiza a importância do meio para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões referentes tanto ao processo de "aquisição" da leitura, como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os conceitos de mediação e mediador assumem papel fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana. Defendendo a posição de que a criança possui letramento antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos observar se um maior grau de letramento poderá influenciar também nosso aluno especial, fazendo com que ele ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na tentativa de melhor compreender e interpretar a importância do outro (mediador), na e para a educação especial.

Nome do Autor: Luciana Amorim Arcoverde de Mello
Nome do Orientador: Virgínia Collares Soares Figueirêdo Alves
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELLO, Luciana Amorim Arcoverde de. De Piaget a Feverstein um estudo do letramento e da mediação na educação especial. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco, 2004.