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Concepções de professores sobre a aprendizagem da leitura e da escrita
Este estudo insere-se no campo de estudos sobre alfabetização aprendizagem da linguagem escrita de crianças. Esta pesquisa volta-se para o exame da concepção do processo de alfabetização compreendido aqui, como processo de construção de equivalência entre o sistema simbólico falado e o sistema simbólico escrito de professores de turmas de alfabetização, bem como, os referenciais teóricos subjacentes a esta prática, com vistas a detectar como relacionam o conceito e aplicação dos estudos sobre os níveis de evolução da escrita infantil de FERREIRO, com base na teoria psicogenética de PIAGET e no interacionismo sócio-histórico de VYGOTSKY. Parte-se do pressuposto que os alfabetizadores não possuem referencial teórico satisfatório que embase o processo de alfabetização. Verifica, com alfabetizadores em exercício, através de observação presencial da prática e de questionário, quais as estratégias utilizadas e levanta as dificuldades na articulação de subsídio teórico-prático coerente. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios ao tema discutido, pois além de permitir uma visão adequada das dificuldades do alfabetizador na compreensão deste processo, constitui-se como ponto de partida para a proposição de atividades contextualizadas que visem ao aprimoramento da prática de alfabetização.
Nome do Autor: Silvana Diamantino FrançaNome do Orientador: Osvaldo Freitas de Jesus
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós Graduação em Estudos Línguísticos
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FRANÇA, Silvana Diamantino. Concepções de professores sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Estudos Línguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2003.