Abec

Abec


     

Através da vidraça da escola: uma reflexão sobre a importância da leitura em voz alta de literatura infanto-juvenil

O objetivo do presente trabalho é construir uma reflexão sobre a prática da leitura em voz alta de literatura infanto-juvenil, compreendida como uma estratégia de mediação para a formação de novos leitores. Baseou-se na hipótese que sustenta que a leitura em voz alta sempre foi um recurso importante nas práticas de leitura que observa-se na história ocidental e que ainda hoje pode ter um papel crucial durante o processo de aquisição da escrita e das habilidades de leitura, sobretudo nos meios considerados de baixa densidade em relação às práticas de letramento. A reflexão estabelece um percurso diacrônico, evidenciando alguns momentos das práticas de leitura na história ocidental. Ao revisitar essas experiências históricas de formação de públicos leitores, indaga-se sobre as possíveis funções das práticas coletivas de leitura nos dias atuais. No decorrer do trabalho, evidencia-se uma "crise da leitura", motivada, entre outros fatores, por uma educação fortemente calcada na verborragia analítica, que não privilegia a leitura de textos literários de qualidade. Concluiu-se que há um encaminhamento para o entrelaçamento desta prática oral com a cultura escrita, ou seja, o aproveitamento da voz para a prática da leitura coletiva de literatura, como instrumento de aproximação prazerosa e consistente entre os alunos e as palavras impressas nos livros.

Nome do Autor: Ilan Breman
Nome do Orientador: Claudemir Belintane
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BREMAN, Ilan. Através da vidraça da escola: uma reflexão sobre a importância da leitura em voz alta de literatura infanto-juvenil. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.