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A mediação pedagógica para a apropriação da linguagem escrita no contexto da sala de aula de alfabetização

A pesquisa tem como objeto de estudo, a mediação pedagógica no processo de apropriação da linguagem escrita. O trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar a mediação pedagógica no processo de construção da linguagem escrita, no contexto da sala de aula de alfabetização. Para tanto, a investigação foi desenvolvida no contexto de duas salas de aula de alfabetização, tendo como base os seguintes pressupostos: a) noção de que o sujeito sócio-histórico e cultural se constitui nas e pelas interações sociais, através de processos mediados pelo outro e pela palavra; b) a concepção de linguagem como fenômeno social, histórico e ideológico, constitutiva dos sujeitos, sendo a dialogia seu princípio constitutivo; c) a compreensão de linguagem escrita como um sistema de signos construído culturalmente nas práticas sociais, que possibilita a representação simbólica da realidade , sendo que sua apropriação  pelo indivíduo implica a reconstrução interna dos elementos constitutivos dessa complexa forma de linguagem. Os sujeitos pesquisados foram duas professoras e as crianças pertencentes às duas turmas com que trabalhavam. Para a coleta de dados, utilizou-se como estratégias a observação em sala de aula (filmada) e a realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave: Alfabetização; Mediação; Dialogia; Apropriação; Significação da Linguagem Escrita.

Nome do Autor: Cleide dos Santos Sopelsa
Nome do Orientador: Hilário Inácio Bohn
Instituição: Universidade Regional de Blumenau
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOPELSA, Cleide dos Santos. A mediação pedagógica para a apropriação da linguagem escrita no contexto da sala de aula de alfabetização. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, 2004.