Abec

Abec


     

Da fala à escrita: os saberes da oralidade e o início de produção da escrita escolar

A pesquisa foi desenvolvida considerando princípios metodológicos da Etnografia Colaborativa Educacional, analisando a integração dos saberes da oralidade de alfabetizandos e o processo de aquisição da escrita escolar embasado em fundamentos da Sociolingïstica Educacional. Foi realizada em uma sala de alfabetização constituída por alunos provenientes de famílias pertencentes a classes populares.Através dos resultados obtidos pôde ser observado que, a partir do momento em que a pesquisadora-alfabetizadora e a alfabetizadora-pesquisadora consideraram os saberes da oralidade dos alunos, puderam desenvolver estratégias didáticas facilitadoras para que os alunos se apropriassem com mais segurança da escrita escolar em classes de alfabetização. Os resultados mostram que os conceitos da Sociolingüistica e a adoção de uma pedagogia culturalmente sensível contribuem para dar suporte à mediação pedagógica da alfabetizadora-pesquisadora.

Palavras-chave: Saberes da Oralidade; Escrita; Pedagogia Culturalmente Sensível; Antecedentes Socioculturais; Repertório Sociolingüistico; Letramento.

Nome do Autor: Maria Alice Fernandes de Sousa
Nome do Orientador: Stella Maris Bortonio-Ricardo
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUSA, Maria Alice Fernandes de. Da fala à escrita: os saberes da oralidade e o início de produção da escrita escolar. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2004.