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Aprendizagem inicial da leitura e da escrita no Português do Brasil: influência da consciência fonológica e do método de alfabetização

 CO - ORIENTADORA: Profª Drª. Sylvia Defior

Esta pesquisa investiga a aprendizagem inicial da leitura e da escrita no português do Brasil. Os objetivos foram investigar a influência da consciência fonológica e do método de alfabetização sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita e também investigar a influência do método de ensino sobre o desenvolvimento das habilidades fonológicas e sobre as estratégias de processamento da leitura e da escrita. O estudo avaliou o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, de leitura e de escrita de dois grupos de crianças expostas a dois métodos distintos de alfabetização, método fônico e global.  Participaram desse estudo 43 crianças com idade média inicial de 5,75 anos. As crianças foram avaliadas em três momentos ao longo de dois anos: ao início e ao final da pré-escola e ao final da 1ª série. Os resultados mostraram a consciência fonêmica estreitamente correlacionada à aquisição inicial da leitura e da escrita. O método de ensino influenciou significamente o desenvolvimento das habilidades de escrita de palavras e algumas diferenças foram observadas com relação às estratégias de processamento da leitura e da escrita entre os dois grupos estudados.

Palavras-chave: Alfabetização; Consciência fonológica; Método de ensino; Aprendizagem da leitura e da escrita; Fatores preditivos.

Nome do Autor: Dalva Maria Aves Godoy
Nome do Orientador: Marco Esteves da Rocha
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GODOY, Dalva Maria Aves. Aprendizagem inicial da leitura e da escrita no Português do Brasil: influência da consciência fonológica e do método de alfabetização. 2005. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005.