Abec

Abec


     

Atividades de Produção de textos no livro didático de alfabetização: o caso do Novo Letra Viva

A pesquisa analisou as atividades de produção de textos em um livro didático de alfabetização - o Novo Letra Viva - considerando os critérios do PNLD para a produção de textos escritos. Nesse sentido, os alunos foram solicitados a produzir diferentes gêneros e dos diferentes domínios sociais de comunicação. No primeiro caso, os alunos foram solicitados a escrever individualmente; no segundo, algumas vezes, o professor foi o escriba. No entanto, não houve, por parte das autoras, uma preocupação com a progressão (escrever textos curtos no início do ano e mais longos no final do ano). Assim, as autoras do livro conceberam os alunos alfabetizadores como produtores de textos em potencial. Quanto aos critérios do PNLD, observamos que em relação à tipologia as crianças foram levadas a produzir diferentes gêneros e tipos textuais . No que diz respeito às condições de de produção, com exceção da definição do gênero a serproduzido, os outros aspectos se restringiram, na maioria das situações, ao contexto escolar. Já os aspectos relacionados à construção da textualidade, no geral, foram melhores explicitados, portanto, mais fáceis de serem escolarizados. No que se refere à avaliação dos textos produzidos, constatou-se que esse critério surgiu no Manual do Professor com o objetivo de avaliar, através das produções textuais, o nível de escrita do aluno. Foi concluído que as propostas de atividades de produção de textos escritos no Novo Letra Viva contemplam os diferentes critérios postulados pelo PNDL . No entanto, julgou-se que alguns dos critérios das condições de produção encontraram limites impostos pela natureza da instituição escolar.

Nome do Autor: Roseane Pereira Silva
Nome do Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Roseane Pereira. Atividades de Produção de textos no livro didático de alfabetização: o caso do Novo Letra Viva. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2004.