Abec

Abec


     

A alfabetização na imprensa períodica educacional paulista (1927-1943)

O estudo apresenta os resultados de pesquisa de fundo histórico sobre a abordagem da alfabetização na imprensa períodica educacional paulista (1927-1943). A pesquisa tem por objetivos: contribuir para a ampliação dos estudos históricos em Educação; contribuir para a compreensão de um passado recente da história da alfabetização no Brasil; identificar, analisar e compreender as idéias escolanovistas sobre alfabetização veiculadas nas revistas oficiais do ensino público paulista; e, compreender qual a importância das revistas na divulgação dessas idéias. Mediante a pesquisa documental e bibliográfica, foi possível constatar que essas revistas contribuíram para a difusão de concepções e idéias sintonizadas com os princípios escolanovistas tendo em vista transmitir aos professores saberes necessários para alfabetizar crianças.

Palavras-chave: alfabetização; Imprensa períodica educacional; Métodos de alfabetização; Escolanovismo.

Nome do Autor: Márcia Cristina de Oliveira Mello
Nome do Orientador: Carlos Monarcha
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2007
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. A alfabetização na imprensa períodica educacional paulista (1927-1943). 2007. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2007.