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A prática docente na alfabetização matemática das crianças de camadas populares

 CO-ORIENTADOR(A): Profª Drª. Maria Cristina Soares de Gouvêa.

A pesquisa investigou a prática docente na alfabetização matemática das crianças de classes populares. Em príncipio, com base em teorias recentes da Psicologia e da Sociologia da Educação, busca explicar quem é esse aluno, bem como a sua inserção nos contextos social e de início da escolarização. Com aporte da Lingüística, conceitualiza a alfabetização matemática. A pesquisa buscou entender, no cotidiano da sala de aula, como se dá a postura do(a) professor(a) alfabetizador(a) em relação aos dois conteúdos: se adota o mesmo comportamento frente a ambos ou os trata de forma diferenciada privilegiando em deles; se apropria o conhecimento já construído pelo aluno em sua práticas sociais como forma de desenvolver o pensamento autônomo do aluno. Mais especificamente, os episódios analisam a relação ensino-aprendizagem dos conceitos inicias, a questão da representação nas operações fundamentais, os conjuntos no contexto da escola atual e a introdução à operação de subtração, apontando ainda para as interações não intencionais existentes entre Matemática e Língua Materna, interações estas que poderiam ser utilizadas intencionalmente como instrumentos facilitadores na relação ensino-aprendizagem da alfabetização matemática.

Nome do Autor: Maria Tereza Armonia
Nome do Orientador: Márcia Maria Fusaro Pinto
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Sem assunto
Referência: ARMONIA, Maria Tereza. A prática docente na alfabetização matemática das crianças de camadas populares. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2003.