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Centro Integrado de Educação Pública: um espaço tempo alfabetizador em questão

O trabalho busca a compreensão das práticas alfabetizadoras realizadas cotidianamente em um Centro Integrado de Educação Pública - CIEP, em três turmas que correspondem aos três primeiros anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro, ainda fortemente identificados como (Classe de Alfabetização, 1ª e 2ª série). Desenvolvido a partir dos postulados teórico-metodológicos da pesquisa no/do cotidiano, o trabalho busca, todo o tempo, uma interlocução e interação com os sujeitos, que aqui não são compreendidos como objeto, mas objeto que se faz sujeito na relação. A partir dos diálogos tecidos no/do cotidiano da escola, foi possível vivenciar os modos como as crianças e as professoras vivem o complexo aprendizado da leitura e da escrita em espaçotempo privilegiado - já que se trata de uma escola de horário integral - trazendo para o tecido da investigação, não só as marcas das singularidades dos sujeitos envolvidos, como também da própria pesquisadora.

Palavras - chave: Alfabetização; Classe Popular; Espaçotempo.

Nome do Autor: Luciane Aparecida de Souza
Nome do Orientador: Luciana Pacheco Marques
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Luciane Aparecida de. Centro Integrado de Educação Pública: um espaço tempo alfabetizador em questão. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2005.