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A alfabetizadora bem-sucedida: meta-análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990

Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente um conjunto de pesquisas, nove trabalhos acadêmicos, catalogados no Centro de Documentação da Faculdade de Educação da UFMG, sobre alfabetizadoras bem-sucedidas no trabalho com crianças de classes populares. Essas pesquisas foram realizadas no período de 1980 a 1993 (Soares e Maciel, 2000). Por meio dessa análise busca-se identificar semelhanças e diferenças entre as características apontadas como responsáveis pelo sucesso das alfabetizadoras que tiveram sua prática de trabalho analisada. A partir da análise dos resultados, verifica-se que, no que se refere às semelhanças entre as alfabetizadoras, encontraram-se as seguintes características como influenciadoras no processo de alfabetização: o relacionamento professor-aluno com forte vínculo afetivo, a valorização da linguagem do aluno, a recepção do aluno no novo contexto, a confiança no aluno, o compromisso com seu aprendizado e segurança na metodologia adotada. No que se refere às diferenças, encontram-se o manejo de classe e os métodos de alfabetização adotados. As conclusões deste trabalho poderão subsidiar formadores de profissionais para a alfabetização, tanto na perspectiva pedagógica quanto na psicológica.

Nome do Autor: Patrícia Regina Henrique Peles
Nome do Orientador: Maria Lúcia Castanheira
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PELES, Patrícia Regina Henrique. A alfabetizadora bem-sucedida: meta-análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.