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A trajetória do medo da escrita

O trabalho teve como objetivo investigar a relação que as crianças estabelecem com a escrita na escola com a finalidade de entender o medo da escrita e a resistência a escrever. Baseando-se em histórias construídas a partir de falas de crianças, a autora analisa as relações que a escola, a sala de aula, a cartilha, a cópia e o ditado e, finalmente, o texto levam a criança a estabelecer com a escrita. São relacionadas as práticas da escola e das professoras com as práticas da Fonoaudiologia e dos fonoaudiólogos. A autora conclui que o medo da escrita se origina numa ruptura na relação com o conhecimento, causada pelo distanciamento da escrita, e que é o isolamento forçado do escritor que gera a resistência ao escrever.

Nome do Autor: SANTINI, Célia Regina Queiroz Salviano
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

SANTINI, Célia Regina Queiroz Salviano. A trajetória do medo da escrita. São Paulo: PG em Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 144p. (Dissertação de Mestrado).