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Caminhos da alfabetização em Minas Gerais: um olhar etnográfico para o ciclo inicial da alfabetização

A pesquisa tem como objeto de estudo as práticas de alfabetização e letramento em turmas do ciclo inicial de alfabetização, desenvolvida no contexto de reforma educacional que instituiu o ensino de nove anos em Minas gerais.O estudo evidencioua importância, nesse contexto político -educacional, em primeiro lugar, do proceso de enturmação dos alunos em turmas do ciclo inicial de alfabetização e suas consequências para a desestruturação do trabalho desenvolvido em sala de aula por professores e alunos....Foram evidenciados práticas de leitura e escrita, desenvolvidas após cada reenturmação, na turma do ciclo inicial de alfabetização observada...Por fim o estudo demonstrou-se que esses aspectos- a enturmação e as práticas de leitura e escrita- foram resultantes do entrelaçamento de fatores históricos, políticos e sociais oriundos de diferentes contextos institucionais. Nome do Autor: Flávia Helena Pontes Carneiro
Nome do Orientador: Maria Lúcia Castanheira
Instituição:
Estado:
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: CARNEIRO,Flávia Helena Pontes. Caminhos da alfabetização em Minas Gerais: um olhar etnográfico para o ciclo inicial da alfabetização.Flávia Helena Pontes Carneiro.Universidade Federal de Minas Gerais;Faculdade de Educação,2006.