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O brinquedo e a prática pedagógica

Entendendo o brinquedo como capaz de promover a aprendizagem da criança e considerando-o componente pedagógico possível e necessário no processo de alfabetização, a autora busca verificar a presença do brinquedo na prática pedagógica da alfabetização. O procedimento utilizado foi a aplicação de um questionário a 72 professores alfabetizadores, sendo 25 professores de Curso de Educação Infantil (pré-escola) da rede particular, selecionados por amostragem, e 47 professores de 1ª série do 1º grau de uma das Delegacias de Ensino de SP, também selecionados por amostragem. A autora conclui que: o professor declara acreditar no papel do brinquedo na aprendizagem, mas sua prática revela o contrário, pois proibe-o na rotina escolar; o professor reconhece necessitar de subsídios e auxílio para utilizar o brinquedo no processo de alfabetização; a escola nega espaços físicos e pedagógicos para o brinquedo.

Nome do Autor: UEMURA, Eico
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Proposta Didática
Referência:

UEMURA, Eico. O brinquedo e a prática pedagógica do alfabetizador. São Paulo: PG em Supervisão e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1988. 214p. (Dissertação de Mestrado).