Abec

Abec


     

Atividades Lúdicas e desenvolvimento da prontidão para a aprendizagem da leitura e escrita: implicações para a psicologia escolar.

Fundamentado em ampla revisão do conceito de "jogo", de sua função no desenvolvimento da criança, de sua relação com a prontidão; o autor relata investigação que buscou verificar se atividades lúdicas determinam, a curto prazo, alterações no grau de prontidão de crianças de 1ª série de 1º grau, prontidão medida por testes de avaliação de aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos. Os sujeitos pesquisados foram as crianças das 4 classes de 1ª série de uma escola pública de São Paulo. As crianças foram organizadas em 4 classes: 2 de iniciantes e 2 de repetentes, equivalentes quanto a: inteligência; prontidão para a aprendizagem de leitura e escrita; discriminação visual de figuras invertidas e idade cronológica. Uma classe de iniciantes e uma de repetentes constituíram o grupo experimental; as outras duas constituíram o grupo de controle. Ambos os grupos foram submetidos a um mesmo sistema de alfabetização, que utilizava jogos (atividades lúdicas) como forma de desenvolver a prontidão e como recurso para introduzir palavras geradoras para o ensino de leitura e escrita, sendo que, o grupo experimental realizou antecipadamente todos os jogos previstos pelo sistema em 6 semanas, e o grupo de controle realizou um jogo para cada palavra geradora, à medida que esta era apresentada. Os instrumentos de medida foram aplicados, novamente, 40 dias após a 1ª aplicação e demonstraram que os iniciantes que realizaram intensivamente as atividades obtiveram melhor resultado, tendo sido eles, inclusive, que compuseram o maior contingente de aprovados no fim do ano letivo. Nome do Autor: ROSAMILHA, Nelson
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Livre-Docência em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência: ROSAMILHA, Nelson. Atividades Lúdicas e desenvolvimento da prontidão para a aprendizagem da leitura e escrita: implicações para a psicologia escolar. São Paulo: Livre Docência em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1978. 369p. (Tese de Livre Docência).