Abec

Abec


     

Astúcias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula

Trata-se de uma pesquisa de doutorado (FE/UNICAMP) que buscou compreender como uma alfabetizadora experiente, aos 62 anos de idade e 47 e profissão, trabalha as relações de ensino e organiza os usos dos tempos escolares para tal. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa a partir de investigação etnográfica, conforme sugere Ezpeleta e Rockwell (1989) e Silva (2000). O estudo de caso na rede municipal de Cascavel-PR envolveu a produção e coleta de dados com observação do cotidiano escolar e da sala de aula, o registro em caderno de campo durante dois anos (novembro 2003/2005) em setenta encontros semanais. Buscou-se documentar as intervenções capazes de possibilitar mediações para a alfabetização segundo as análises de Vigotski (1994, 2000), de acordo com a teoria histórico-cultural e as reflexões sobre o professor alfabetizador (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004). Para subsidiar a investigação de um trabalho significativo e singular e a descrição da história de vida profissional da professora, no contexto de migração do oeste do Paraná, utilizou-se os pressupostos da história oral (Amado, 1995; Portelli, 1997), e os aspectos temporais (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991), como elementos constitutivos de sua trajetória: o limite; irreversibilidade; e experiência interior temporal, duração interna, isto é a intensidade e o significado que singularizam detalhes do vivido. As discussões sobre os usos dos tempos para propiciar o ensino, as mediações, interações, aprendizados levaram em consideração as contribuições elaboradas por Heller (1991) para estudar o cotidiano e o não-cotidiano, por Thompson (1998) e por Certeau (1994) descrevendo situações a partir do material empírico relatando-os através de aspectos temporais: a) continuidade, divisão, organização, distribuição, priorização, cadência e encadeamento; b) ritmos múltiplos, sincronicidade e simultaneidade; c) momento oportuno, como um instante de eleição e conhecimento sobre o objeto de trabalho e de astúcia.

Nome do Autor: Flávia Anastácio de Paula
Nome do Orientador: Ana Lídia Guedes Pinto
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2008
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PAULA, Flávia Anastácio de. Astúcias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula. 2008. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2008.