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A utilização do método de comunicação total como adjunto efetivo na remediação de alunos com dissincronia na alfabetização e a sua interface entre linguagem oral, codificada e gesticular

O objetivo do estudo foi verificar o efeito da introdução, no processo de alfabetização de alunos que manifestavam atrasos sérios na leitura e soletração, do Alfabeto Digital e da Linguagem Gesticular Padronizada, procedimentos derivados da abordagem de Comunicação Total utilizada na educação de surdos. Foram sujeitos desta pesquisa 9 alunos de 2ª série de uma escola regular, com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Após a testagem dos procedimentos com uma turma piloto, constituída de alunos que não apresentavam dificuldades de leitura e escrita, os alunos sujeitos da pesquisa foram submetidos à experiência, que consistiu na aplicação de exercícios de uso do Alfabeto Digital e da Linguagem Gesticular, em sessões fora da sala de aula; foram aplicados um pré-teste e um pós-teste. A autora conclui que o uso da soletração digital foi positivo, facilitou a acepção som/símbolo, reduziu a distração, ativou a motivação e promoveu a independência na aprendizagem. Todos os sujeitos superaram a maioria de suas dificuldades fonológicas, tendo sido promovidos para a terceira série.

Nome do Autor: Irene Elias Rodrigues
Nome do Orientador: William Lee Berdel Martin
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Proposta Didática
Referência: RODRIGUES, Irene Elias. A utilização do método de comunicação total como adjunto efetivo na remediação de alunos com dissincronia na alfabetização e a sua interface entre linguagem oral, codificada e gesticular. 1988. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.