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A importância do letramento emergente no processo de alfabetização: em foco o primeiro ano do ensino fundamental

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do letramento emergente no processo de alfabetização em um grupo de alunos que cursaram o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos em uma escola municipal em Santa Isabel. Tendo constatado a necessidade da recuperação lúdica do letramento emergente para estas crianças, buscamos desenvolver atividades que contemplassem habilidades orais, escritas e leitoras, sempre tendo em mente, o desenvolvimento do letramento que permeava tais habilidades. Com a crença no fato de ser o letramento fundamental na constituição de um cidadão que se posicione criticamente na sociedade, desenvolvemos, por meio de uma pesquisa-ação, um trabalho que buscou ampliar o letramento dos alunos, possibilitando uma passagem pelo processo de alfabetização da maneira mais natural possível, tencionando amenizar as eventuais diferenças existentes devido a fatores sócio-culturais, quando do ingresso destes alunos no Ensino Fundamental. Para tanto, lançamos mão de recursos como: diário de bordo com anotações detalhadas sobre o desenrolar das atividades ao longo das aulas, questionários sócio-culturais com as famílias dos alunos, e entrevistas com algumas mães, além de portfólios e atividades diagnósticas recolhidas ao longo dos anos letivos de 2009 e 2010. Autores como Bakhtin, Vigotsky, Freire, Lahire, Ferreira, Colello, Kishimoto, Soares, Semeghini-Siqueira, entre outros, constituem a fundamentação teórica a partir da qual esta pesquisa foi desenvolvida. A análise dos dados aponta para o fato de que, quando uma criança tem a possibilidade de experimentar eventos de letramento em sua primeira infância, essas vivências a conduzem por um processo de alfabetização sem grandes dificuldades, entretanto, a análise dos dados também nos indica que, embora este processo se desenvolva quase que naturalmente, alguns sujeitos da pesquisa fogem a ele, o que nos permite vivenciar uma riqueza de possibilidades própria da diversidade humana.

Nome do Autor: Ana Flávia Miranda Barbosa
Nome do Orientador: Idméa Semeghini-Siqueira
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2012
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BARBOSA, Ana Flávia Miranda. A importância do letramento emergente no processo de alfabetização: em foco o primeiro ano do ensino fundamental. 2012. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.