Abec

Abec


     

Desempenho dos alunos da 1ª série do 1º grau de escolas estaduais e particulares de Porto Alegre: um estudo

A autora investiga a relação entre o desempenho do aluno na 1ª série e as variáveis sexo, idade, tipo de escola freqüentada, experiência na pré-escola, escolaridade e profissão dos pais. Foram selecionadas 20 escolas - 11 públicas, com alunado de classe média baixa e baixa, e 09 particulares, com alunado de classe média e média alta - e aproximadamente 15 alunos de classes de 1ª série de cada uma dessas escolas, perfazendo um total de 267 alunos. Os dados foram obtidos através de: caracterização dos alunos, por consulta a livros e fichas de matrícula; identificação da opinião de 9 professores das escolas selecionadas a respeito dos fatores que geram o fracasso escolar dos alunos. Os resultados revelaram que, quanto à relação entre o desempenho do aluno e as variáveis consideradas, duas variáveis apresentaram-se estatisticamente significativas: a experiência do aluno na pré-escola e a profissão da mãe. Quanto à opinião dos professores sobre os fatores que causam o fracasso escolar dos alunos da 1ª série, identificaram-se seis categorias: nível sócio-econômico-cultural, falta de acompanhamento familiar, dificuldades do aluno, problemas do professor, questões pedagógicas e instituição escolar.

Nome do Autor: SPIELMANN, Graziela
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

SPIELMANN, Graziela. Desempenho dos alunos da 1ª série do 1º grau de escolas estaduais e particulares de Porto Alegre: um estudo "ex post fact". Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1989. 115p. (Dissertação de Mestrado).