Abec

Abec


     

As competências básicas para o professor de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau nas escolas de periferia urbana: um estudo preliminar

Foi objetivo do estudo levantar competências prioritárias ou básicas do professor de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau na escola de periferia urbana, onde o ensino não está atendendo de forma adequada às necessidades da clientela escolar, principalmente a sócio-economicamente desfavorecida que está inserida nesse contexto. O estudo aplicou a Técnica Delphi, com um papel formado por 27 especialistas, professores e profissionais liberais, conhecedores dos problemas educacionais e sociais da periferia urbana, atuando nos e Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco. Utilizando das vantagens da Técnica Delphi, que procura alcançar o consenso evitando o confronto e garantindo o anonimato entre os participantes, foi possível dentre 71 competências, selecionar competências básicas para o professor de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau na periferia urbana. Com base nos resultados, recomenda-se que seja montada uma estratégia para treinamento, aperfeiçoamento e formação desses professores, capacitando-os prioritariamente: a) organizar atividades que dêem oportunidades do aluno de solucionar problemas; b) criar uma ambiente, na sala de aula, que faça o aluno indagar e chegar às descobertas, em vez de apenas memorizar conteúdos; c) criar situações favoráveis que ajudem a manter a interação entre indivíduo e os grupos na escola, na família e comunidade; d) compreender a linguagem do aluno; e) expressar-se com clareza para melhor interação professor-aluno; f) promover, na sala de aula, o diálogo professor-aluno. Sugere ainda que: sejam montados cursos de treinamento para professores de 1º grau que atuem nas escolas de periferia; nas Faculdades de Educação, ou seja, Cursos de Pedagogia, que incluam no planejamento curricular atividades que desenvolvam as competências básicas, considerandas essenciais pelo Painel de Especialistas; se façam outros estudos sobere as competências para o professor de 1º grau da escola de periferia, não apenas nas dimensões propostas por este estudo, mas que o mesmo seja ponto de partida para aprofundamento do ensino na escola de periferia.

Nome do Autor: Eubéa Senna de Almeida
Nome do Orientador: Zelia Domingues Mediano
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ALMEIDA, Eubéa Senna de. As competências básicas para o professor de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau nas escolas de periferia urbana: um estudo preliminar. 1983. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1983.