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Formação de professores em nível de 2º grau: estágio supervisionado.

Os objetivos do estudo foram caracterizar e analisar a estrutura e o processo de implementação das atividades de estágio supervisionado do Curso de Habilitação para o Magistério de 1º grau, em nível de 2º grau, bem como, oferecer subsídio à avaliação, planejamento e implementção desta parte do processo de formação do professor. Os participantes deste estudo constituíram-se de (a) uma amostra de trinta normalistas, que realizavam o estágio supervisionado em escolas de 1º grau, da rede de ensino estadual, da cidade de Natal/RN; além de (b) suas professoras-cooperadoras e (c) dos três supervisores do curso de Habilitação para o Magistério, que acompanhavem as atividades de estágio. A pesquisa, de caráter descritivo, utilizaou as seguintes abordagens e instrumentos: um questionário, aplicado às normalistas e supervisores de estágio, um roteiro de entrevista, usado com professoras-cooperadoras, e duas fichas de caracterização, uma sobre o Curso de Habilitação para o Magistério e a outra sobre a escola de 1º grau campode-estágio, preenchidas pela autora do estudo. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, com o cômputo de frequência, percentuais, bem como, a análise de conteúdo das respostas obtidas. Os resultados evidenciaram que a) em sua maioria, as normalistas demonstraram dificuldades no desempenho de habilidades e atitudes técnicas em relação às atividades de regência de classe; b) há certa defasagem entre a formação teórica e prática das normalistas e as experiêncas de estágio; c) existem fatores de estrutura e organização que dificultaram a consecução dos objetivos de estágio; d) os problemas, percebidos pelas normalistas e supervisores de estágio, distribuem-se em onze categorias: planejameto; dificuldades e ajustamento do aluno; formação da normalista; divercificação de atribuições; condições do campo-de-estágio; carga horária de estágio; assessoramento; ajustamento da estagiária; período de estágio; greve dos professores e uso do uniforme escolar. Em face dos resultados, sugere-se que o planejamento e a implementação dos cursos de Habilitação para o Magistério, bem como, das atividades de estágio supervisionado sejam feitas com uma base teórica e prática coerente com a situação a que se destina, e ainda, que outros estudos sejam empreendidos, numa tentativa de encontrar elementos que orientem o processo de formação do professor.

Nome do Autor: BEZERRA, Gilvanete Correia
Nome do Orientador: Maria das Graças Furtado Feldens
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino
Referência:

BEZERRA, Gilvanete Correia. Formação de professores em nível de 2º grau: estágio supervisionado. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1982. 131p. (Dissertação de Mestrado).