Abec

Abec


     

Remediação da leitura: um estudo com escolares de 1º grau utilizando a técnica Cloze.

Neste trabalho as dificuldades de leitura foram consideradas a partir de um prisma educacional. Neste sentido, a análise dos problemas situa-se segundo paradigmas de aprendizagem. Recorreu-se para tanto à técnica de cloze como forma de leitura, seguindo uma trajetória que vem merecendo a atenção de muitos pesquisadores. Neste trabalho a técnica de cloze será utilizada em uma situação de avaliação de treino, tendo como objetivos: 1) verificar a eficiência da técnica de cloze como treino em compreensão de leitura; 2) verificar o efeito de duas modalidades de treino, por meio da correção oral e da leitura silenciosa; 3) verificar a influência das modalidades de treino como a técnica de cloze em leitura, em comportamento verbal oral e em escrita. Doze crianças com idade entre 10 e 13 anos, alunos da 3ª e 4ª séries do 1º grau, encaminhadas para correção de leitura, serviram como sujeitos deste trabalho. A coleta de dados foi realizada na clínioca Foniátrica do Curso de fonoaudiologia da Pontíficia Universidade Católica de Campinas. Seis crianças eram já alunos da clínica, os outros seis foram alunos novos, admitidos para tratamento.

Nome do Autor: BRAGA, Scheila Maria Leão
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: PG em Psic. Escolar e do Desenvolvimento Humano
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

BRAGA, Scheila Maria Leão. Remediação da leitura: um estudo com escolares de 1º grau utilizando a técnica Cloze. São Paulo: PG em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1981. 101p. (Dissertação de Mestrado).