Abec

Abec


     

Representações de alunos no cotidiano de uma instituição de 3º grau: um estudo fenomenológico.

Este trabalho constitui um estudo exploratorio de representacoes de alunos de uma instituicao de ensino superior responsavel pela formacao de educadores. Assumindo como ponto de partida a imersao em sua realidade cotidiana, privilegiamos dois contextos fundamentais: a) o primeiro, em que alunos vivenciam com seus professores situacoes interativas, em contatos de definicao da situacao; esse momento foi captado atraves de observacao de uma semana inicial de aulas; b) o segundo, em que alunos falam de si e do outro - colega, professor, instituicao; esse momento foi captado atraves de entrevistas e complementacao de sentencas. Essas situacoes, atualizadas e contrastadas no proprio movimento de construcao da instituicao, geraram nucleos tematicos nas representacoes dos alunos sobre: seu proprio papel, em progressivas diferenciacoes; o papel de professor, em niveis prescritos e proscritos; o clima institucional, em suas multiplas nuances socializadoras; os papeis limitrofes ou discrepantes; os determinantes da escolha profissional. Para desvelar tais focos, buscamos sustentacao analitica na convergencia de referenciais do interacionismo simbolico, da sociologia fenomenologica do conhecimento e da psicologia perceptual e genetica. A enfase se dirigiu para as dimensoes percebidas, interiorizadas e representadas em um contexto institucional de relacoes de papeis e de poder.
Ao longo do trabalho realcamos as contradicoes expressas em um perfil - singular e institucional - de conformidade, resistencia e construcao. Nesse movimento, localizamos possiveis aberturas para a producao de nova realidade institucional, pautada por redefinicoes consentidas e socialmente descentradas.

Nome do Autor: BREGUNCI, Maria das Graças de Castro
Nome do Orientador: Carlos Roberto Jamil Cury
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia educacional
Referência: CASTRO, BREGUNCI, Maria das Graças de. Representações de alunos no cotidiano de uma instituição de 3º grau: um estudo fenomenológico.. 1988. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1988.