Abec

Abec


     

Consciência fonológica: o saber e o fazer de professoras alfabetizadoras

Embora o papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita em línguas alfabéticas já esteja bem estabelecido por uma grande quantidade de estudos, as relações entre as demais habilidades envolvidas no processamento fonológico (memória de trabalho fonológica e nomeação automatizada rápida) e o desempenho em leitura e escrita têm sido menos estudadas, havendo controvérsias sobre a contribuição específica e independente da memória de trabalho fonológica para o desempenho em leitura e escrita. Por outro lado, apesar de o desempenho em tarefas de nomeação automatizada rápida ter se mostrado relacionado às habilidades de leitura e escrita, encontram-se na literatura dúvidas sobre se essa relação estaria baseada no processamento de estímulos fonológicos ou no processamento de padrões visuais. Dessa maneira, o presente trabalho investigou a contribuição das habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação automatizada rápida e processamento visual para o desempenho em leitura e escrita de crianças em processo de alfabetização, analisando ainda a possível interação entre essas habilidades. Participaram desta pesquisa 50 crianças, de ambos os sexos, alunos de três classes de 3º Ano (2ª série) do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de educação, localizada no interior do estado de São Paulo. Foram utilizados instrumentos padronizados para a avaliação das habilidades de leitura, escrita, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação automatizada rápida e processamento visual. Os dados foram analisados através de técnicas correlacionais e de análise de regressão, visando identificar a relação entre as variáveis estudadas e a contribuição das variáveis consideradas preditoras (consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação automatizada rápida e processamento visual) sobre as habilidades de leitura e escrita da amostra estudada. Os resultados obtidos sugerem que, dentre as habilidades avaliadas, a consciência fonológica e a memória de trabalho fonológica são as que mais contribuem para o desempenho inicial em leitura e em escrita. Por outro lado, dentre as habilidades de nomeação automatizada rápida, apenas a nomeação de letras demonstrou correlação significativa com a leitura e a escrita. Por fim, não houve correlação das habilidades de leitura e escrita com o processamento visual. Resultados de uma análise fatorial exploratória sugerem ainda o agrupamento das variáveis preditoras em três fatores, relativamente independentes, sendo o primeiro formado pelas habilidades de memória fonológica e consciência fonológica, o segundo pelas habilidades de nomeação automatizada rápida e o terceiro pelo processamento visual, corroborando assim com os resultados de pesquisas que consideram a nomeação automatizada rápida como uma habilidade relativamente independente do processamento fonológico. Os resultados obtidos contribuem para a compreensão dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita, podendo oferecer subsídios para a elaboração de metodologias de alfabetização mais eficientes, tanto no que se refere ao âmbito do ensino, quanto à prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem. Suscitam também a necessidade de novas pesquisas para esclarecer melhor as relações entre os processos psicológicos envolvidos na nomeação seriada rápida e no processamento visual e as habilidades iniciais de leitura e escrita.

Nome do Autor: José Carlos de França Filho
Nome do Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FILHO, José Carlos de França. Consciência fonológica: o saber e o fazer de professoras alfabetizadoras. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2015.