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A consciência fonológica na relação fala-escrita em crianças com desvios fonológicos evolutivos

Este estudo tem como objetivo verificar a existência de uma possível relação entre o nível de consciência fonológica de crianças com desvios fonológicos evolutivos em fase de letramento e a incidência ou não dos desvios fonológicos na escrita. Para a realização desta pesquisa, foram coletados dados da fala e da escrita de 20 crianças com desvios fonológicos evolutivos que estavam em fase de letramento. Esses sujeitos responderama três testes: a) teste de Consciência Fonológica (Cardoso-Martins, 1991), b)teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala, elaborado para esta pesquisa e c) teste de Consciência do Próprio Desvio de Escrita, também elaborado pela pesquisadora. Esses testes possibilitaram a observação dosníveis em consciência fonológica obtidos pelos informantes e a comparação com o desempenho na escrita. Constatou-se, por fim, a existência de uma relação entre o nível de consciência fonológica dos sujeitos e a incidência ounão dos desvios fonológicos na escrita. A consciência fonológica parece ser um facilitador (F. Yavas, 1989, Haase, 1990) para a aquisição da escrita.

Nome do Autor: Gabriela Ribeiro Castro Menezes
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MENEZES, Gabriela Ribeiro Castro. A consciência fonológica na relação fala-escrita em crianças com desvios fonológicos evolutivos. 1999. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1999.