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Avaliação formativa da alfabetização: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianças do 2° Ano do Ensino Fundamental

As avaliações externas em larga escala têm, dentre seus muitos objetivos, o de acompanhar a qualidade da educação por meio dos resultados sobre o desempenho dos alunos submetidos aos testes. Na mesma perspectiva, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) desenvolve, no Estado do Ceará, uma avaliação da leitura em larga escala, externa à escola e censitária, aplicada anualmente aos alunos da rede pública ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. No entanto, essas avaliações são pontuais e seus resultados, por vezes, demoram a chegar à mão dos professores. Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza propõe avaliações sistemáticas da leitura, aplicadas pelos professores, para acompanhar a evolução das crianças. Entretanto, esses instrumentais carecem de uma fundamentação teórica, de orientações sobre a aplicação e sobre a interpretação dos resultados para que sejam considerados verdadeiramente eficazes. Desse modo, este estudo intencionou analisar os instrumentais de avaliação sistemática da leitura aplicados pela SME aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza e, na sequência, propôs um protocolo de aplicação e de interpretação dos resultados. Esse material foi submetido a teste pelos professores e, em seguida, analisados os seus resultados, o que contribuiu para a elaboração do produto final. O percurso metodológico envolveu os passos da pesquisa bibliográfica e documental, bem como da pesquisa de campo. Foi aplicada uma entrevista com 3 professoras lotadas em turmas do 2º ano de escolas da rede municipal de Fortaleza, que se configurou na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa foi a elaboração do novo protocolo de avaliação da competência leitora, o qual foi efetivado mediante a análise dos dados oriundos da etapa 1 e da busca bibliográfica e documental. As técnicas de recolha de dados na terceira etapa, compreendida pelo pré-teste e pós-teste do protocolo desenvolvido, foram constituídas pela observação e pela entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra espontânea de 1 professora do 2º ano. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese de trabalho: a definição conceitual do desenvolvimento da leitura e a orientação para compreender os resultados norteiam a ação do professor para melhor observar os processos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a avaliação da competência leitora das crianças do 2º ano ainda é um campo que apresenta muitos desafios, tanto para a esfera micro (Escola), quanto para a macro (Secretaria), tendo em vista a complexidade do objeto avaliado (competência leitora) e as limitações dos instrumentais. Espera-se que o referido trabalho possa ser uma alternativa de avaliação da competência leitora, para que os professores se sintam mais seguros em identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos.

Nome do Autor: Emanuella Sampaio Freire
Nome do Orientador: Cláudio de Albuquerque Marques
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FREIRE, Emanuella Sampaio. Avaliação formativa da alfabetização: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianças do 2° Ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2016.