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Cadernos de formação do PNAIC em língua portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento

Os  resultados  da  pesquisa  analisados  neste  relatório  partemde  um  estudo  cuja finalidade foi compreender os conceitos de alfabetização e de letramento que balizam a  formação  de  professores  alfabetizadores  no  âmbito  do  Pacto  Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A pesquisa partiu da tese de que,apesar de a perspectiva  do  letramento  adotada  na  formação  postular  a  indissociabilidade  entre alfabetização e letramento, o programa aponta, por meio de suas propostas, para a dissociação entre esses processos, com ênfase na alfabetização como aquisição do código  escrito.Foram  analisados  os  cadernos  de  formação  do  Pnaic  da  área  de linguagem,  distribuídos  pelo  Ministério  da  Educação  (MEC),  no  ano  de  2013.  A metodologia utilizada foi a documental. Para a análise dos cadernos, dialogou-se com os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seu círculo, bem como com os estudos que sereportam àperspectiva de pesquisa de base histórico-cultural. Conclui que, a despeito   de   a   formação   postular   a   indissociabilidade entre os   processos   de alfabetização  e  letramento,  os  textos  orientadores,  os  relatos  de  experiências  das professoras,   as   formas   de   avaliaçãoapontam   uma   dissociação   entre   esses processos, enfatizando a alfabetização como aquisição do código escrito.

Nome do Autor: Kaira Walbiane Couto Costa
Nome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:Espírito Santo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: COSTA, Kaira Walbiane Couto. Cadernos de formação do PNAIC em língua portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2017.