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A formação continuada do professor alfabetizador nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

O objetivo geral desta pesquisa, em nível de mestrado em Educação, é analisar os cadernos da formação continuada do professor alfabetizador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que foi instituído em 2012 com o intuito de alfabetizar todas as crianças do ensino público até os 8 anos de idade propondo, entre seus eixos de atuação, a formação continuada de todos os professores da rede pública cadastrados no senso de 2012 como professor alfabetizador. Para compreender o campo empírico e a singularidade da formação no PNAIC, realizamos um estudo rigoroso do manual Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: O Brasil do futuro com o começo que ele merece; do caderno Avaliação no Ciclo de Alfabetização; do caderno Formação do Professor Alfabetizador: caderno de apresentação; do caderno Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa; e, principalmente, dos 24 cadernos Alfabetização em Língua Portuguesa do curso de formação para professores alfabetizadores. Delimitamos como objetivos específicos compreender o PNAIC no contexto social; investigar a concepção de formação continuada que se expressa, principalmente, nos cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa da formação do PNAIC, a partir da compreensão de ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil. Para este fim o método que orienta a investigação é o materialismo histórico dialético dos estudos de Karl Marx (1818-1883), a concepção teórica da ontologia crítica de György Lukács (1885-1971) e a teoria histórico-cultural que teve como precursor Lev Semenovich Vigotski (1896-1934). Identificamos que a perspectiva teórica dos cadernos da formação do PNAIC é o  construtivismo e o  sociointeracionismo , e, a partir destes apontamentos, estudamos e apresentamos algumas contribuições da psicologia soviética acerca do ensino, da aprendizagem e do desenvolvimento. Diante desse estudo, explicitamos que a formação propiciada pelo PNAIC  a partir da análise dos cadernos do primeiro ano da formação continuada  que visa formar os professores para garantir os direitos de aprendizagem das crianças, ainda apresenta condições incipientes para fornecer ao professor alfabetizador elementos e condições suficientes para ele realizar a atividade de ensino e para ampliar as possibilidades da aprendizagem da criança o que limita o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento humano.

Nome do Autor: Elaine Eliane Peres de Souza
Nome do Orientador: Patricia Laura Torriglia
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2014
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Elaine Eliane Peres de. A formação continuada do professor alfabetizador nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2014. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2014.