Abec

Abec


     

A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª colônia de imigração italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas

Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA em escolas municipais da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS. Para isso, partiu-se de um estudo piloto para coleta de dados nos municípios que compreendem a região estudada: Dona Francisca, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Restinga Sêca e Agudo. Destes, foram elencados para a continuidade da pesquisa apenas os municípios que possuíam alunos com TEA incluídos a partir do 3º ano do ensino fundamental, ou seja, que não mais estavam inseridos no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas visando investigar os encaminhamentos dados pelos gestores acerca da inclusão escolar e das ações e adaptações pedagógicas realizadas pelos professores frente aos alunos autistas. Para o tratamento dos resultados, utilizou-se da análise de conteúdo como método, com base em duas categorias de análise elencadas a partir dos estudos de Klosouski e Reali (2008) e de Santos (2002), que são, respectivamente, o planejamento e a participação. Os resultados mostram que, em relação ao planejamento, não há modificação deste visando contemplar as especificidades desses alunos, indicando conhecimento empírico do professor sobre o aluno e evidenciando a não utilização de estratégias diferenciadas na sala de aula, a fim de amenizar e/ou suprir as dificuldades apresentadas. Quanto à participação, observou-se o pouco incentivo por parte dos docentes relacionado às atividades realizadas em aula e às trocas com outros colegas, bem como a dificuldade do professor em comunicar-se com o aluno, por desconhecer aspectos relacionados à sua condição.

Nome do Autor: Fabiane dos Santos Ramos
Nome do Orientador: Maria Inês Naujorks
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2014
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAMOS, Fabiane dos Santos. A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª colônia de imigração italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2014. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.