Abec

Abec


     

A análise de um modelo de microensino para o treinamento de professores em serviço.

O estudo teve como objetivo principal verificar a validade do "Modelo de Microensino para Treinamento de Professores em Serviço", desenvolvido na Escola Técnica Federal de Pelotas. Visou-se, mais especificamente, a : identificar as reações dos professores ao treinamento; determinar os conhecimentos aprendidos pelos professores treinados; verificar quais habiliddes técnicas de ensino treinadas (espontaneidade, utilização do tempo, variação de estímulo, pergunta e reforço) detiveram maior grau de retenção no comportamento instrucional do professor; estabelecer relações entre os níveis: reações e aprendizado, reações e comportamento no cargo e aprendizado e comportamento no cargo; constatar se o nível de comportamento no cargo apresenta diferenças significativas entre s professores que receberam treinamento nas três modalidades desenvolvidas no modelo de estudo nesta investigação (I- alunos reais com vídeo-teipe; II - alunos reais sem vídeo teipe e III - alunos simulado sem vídeo teipe). o estudo desenvolveu-se junto a 62 professores em exercício da docência na Escola Técnica Federal de pelotas e que haviam realzado treinamento através do Modelo de Microensino para Treinamento de Porfessores em Seviço entre os anos 1975 e 1980.

Nome do Autor: COELHO, Solange Pino de Barros
Nome do Orientador: Rute Angelo Baquero
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: BARROS, COELHO, Solange Pino de. A análise de um modelo de microensino para o treinamento de professores em serviço.. 1983. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, , 1983.