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Crianças, docências, leitura e escrita: um estudo sobre o Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC

Esta pesquisa teve como objeto de estudo os cadernos de alfabetização em língua portuguesa, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), política pública do governo federal, voltada para a formação de professores alfabetizadores (1.º ao 3.º ano), que intenta assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade; ao final do 3.º ano do ensino fundamental. O objetivo central/geral da pesquisa foi analisar como o PNAIC, por meio dos cadernos de alfabetização em língua portuguesa, projeta a criança e seu aprendizado da leitura e da escrita no 1.º ano do ensino fundamental. A escolha, para análise, deste ano de escolaridade articulou-se a nosso interesse em conhecer melhor o significado do ensino-aprendizado das crianças, a partir da ampliação do ensino fundamental para nove anos e a antecipação do início do ensino fundamental para crianças com 6 anos de idade. Buscando compreender significados e sentidos do material da formação continuada de professores do PNAIC, a presente investigação estruturou-se em uma Pesquisa Documental, caracterizada pelos procedimentos: leitura de todo o material produzido no âmbito do PNAIC (fontes primárias), perfazendo 24 cadernos, com ênfase na análise dos 8 cadernos destinados à formação dos docentes do 1.º ano do ensino fundamental, especialmente das unidades 1, 2 e 4, devido ao objetivo da pesquisa, e também de trabalhos acadêmicos que, direta ou indiretamente, discutem aspectos do PNAIC (fontes secundárias). De acordo com a análise empreendida, constatamos a existência de um discurso predominante na orientação das práticas docentes e na regulação dos tempos de aprendizagem das crianças, sustentado no direito de aprender das crianças, definindo o que, como e quando as crianças devem aprender, e por aí naturaliza e padroniza o que, como e quando o professor deve ensinar. Nesta organização, a aprendizagem da linguagem apresentou-se fragmentada e normativa, configurando-se nos princípios de introduzir, aprofundar e consolidar conhecimentos, habilidades e atitudes em cada ano de escolaridade. Desta forma, o planejamento do processo de alfabetização e ensino-aprendizagem da língua portuguesa foi voltado exclusivamente para os eixos constituintes da língua (leitura; produção de textos escritos; oralidade; análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade; e análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética), excluindose, assim, as características próprias das crianças de seis anos na organização do espaço-tempo escolar, as manifestações de outras linguagens e sua incorporação nas rotinas escolares, contribuindo para uma desvalorização do brincar e um distanciamento das necessidades infantis. Na proposta do PNAIC para o 1.º ano do ensino fundamental, não se incentivou o trabalho docente com outras linguagens, e o foco sempre esteve no ensino da língua portuguesa. Salientamos que o brincar, principal atividade e direito das crianças, está sendo descaracterizado devido às exigências do ensino fundamental. Conjecturamos que o processo de ensinar a ler e escrever para as crianças de seis anos, atravessado por um tempo certo de aprender e por práticas educativas que desconsideram a pluralidade de linguagens na infância, poderá trazer consequências nefastas para seu desenvolvimento, por exemplo, a negação ou desvalorização do tempo da infância e (re)produção de mais fracassos na escola, e, para os professores, a adoção de práticas formativas massificadas, produzidas e gerenciadas por especialistas, distantes do cotidiano dos sujeitos da escola.

Nome do Autor: Mariane Éllen da Silva
Nome do Orientador: Myrtes Dias da Cunha
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Mariane Éllen da. Crianças, docências, leitura e escrita: um estudo sobre o Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2016.