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Apropriações de concepções de leitura do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Esta dissertação de Mestrado consistiu na investigação da proposta de trabalho de leitura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e suas apropriações. O corpus documental se constituiu dos cadernos do Pnaic enviados pelo Ministério de Educação e dos planejamentos produzidos e utilizados pelos formadores da Instituição de Ensino Superior (IES) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pelos orientadores de estudo sob a responsabilidade da Superintendência Regional de Educação de Cariacica para a implementação da Formação Continuada do Pacto, com ênfase em Língua Portuguesa, no ano de 2013. Ao estudar essa temática, buscou-se compreender as concepções de leitura legitimadas pelo Pnaic e, na sequência, apropriações dessas concepções de leitura do Pacto pela IES formadora e como foram orientadas para o trabalho de leitura. Para isso, tomou-se, como pressuposto teórico, a concepção de dialogismo de Mikhail Bakhtin, que tem como categorias marcantes: o diálogo e os sentidos. Para alcançar os objetivos propostos, este trabalho utilizou a metodologia, que se caracterizou num estudo de caso de abordagem qualitativa, e os princípios da pesquisa documental. As análises dos cadernos do Pacto demonstraram, principalmente, a partir das sugestões de atividades, preferências por atitudes de leitura como: leitura deleite, leitura para busca de informação, leitura como estudo do texto e leitura como pretexto para potencializar as discussões e a reflexão na formação dos professores alfabetizadores. A proposta de leitura orientada pelo programa está ancorada numa concepção de linguagem que privilegia práticas de leitura centradas na interação leitor com o objeto (texto). Os planejamentos utilizados pela IES/Ufes para a ação formativa apresentaram um redimensionamento no referencial teórico, levando o professor cursista a participar de outra base teórica, o que provocou a reflexão sobre sua concepção de alfabetizador e de leitura, compreendendo, assim, que a leitura, ou o ato de ler, implica um processo discursivo para a produção de sentidos. Os sentidos não estão no texto e nem no autor, mas no leitor, pois é ele quem determina a leitura

Nome do Autor: Celina Loose
Nome do Orientador: Cleonara Maria Schwartz
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:Espírito Santo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LOOSE, Celina. Apropriações de concepções de leitura do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2016.