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As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil

Este trabalho faz parte dos estudos da linha de pesquisa Práticas docentes e formação profissional e do grupo de pesquisa Contextos da educação da criança da Universidade do Vale do Itajaí. A pesquisa objetivou compreender as políticas de combate ao analfabetismo no Brasil, por meio da realização de um mapeamento dos programas contra o analfabetismo a partir da década de 1960. O intuito foi responder à seguinte questão: Quais foram as continuidades e as descontinuidades desses programas? Os objetivos específicos traçados foram: mapear os programas; identificar as concepções de alfabetização de cada programa; verificar as continuidades e as descontinuidades entre os programas. Os principais teóricos utilizados nesta pesquisa foram: Freire (1983, 2015), Ferraro (2009), Ghiraldelli (2009), Paiva (1987), Fávero (2004) e Cunha e Góes (1999). A metodologia foi de caráter qualitativo, baseada na pesquisa documental e realizada em duas grandes etapas. A primeira constituiu no mapeamento dos documentos dos seguintes programas: Movimento de Cultura Popular (MCP), Centro Popular de Cultura (CPC), Movimento de Educação de Base (MEB), Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), Fundação Educar, Programa Alfabetização Solidária (PAS), Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC), Programa de Formação de Professores (PROFA), Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Pró-Letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A segunda foi organizar um quadro a fim de proceder uma análise geral de cada programa a partir do ano, público, proposta, concepção de alfabetização e taxas de analfabetismo no período de vigência do programa. Os resultados apontam, por meio das análises, que não houve uma continuidade efetiva entre os programas e o Brasil continua com altos índices de analfabetismo.

Nome do Autor: Rosiani Fabricia Ribeiro Boeing
Nome do Orientador: Valéria Silva Ferreira
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BOEING, Rosiani Fabricia Ribeiro. As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2016.