Abec

Abec


     

Um estudo gramsciano da linguagem na relação pedagógica.

Da prática docente emergiu a necessidade de pensar a linguagem como mediadora da relação pedagógica e nesse sentido uma condição material de sua realização. Procurou-se então no decorrer do trabalho, que pe teórico, aprofundar a relação entre mudança das concepções de mundo e mudança da linguagem, necessariamente concomitante, como intencionalidade educacional no pensamento de Antonio Gramsci. Da concepção de linguagem e processo educativo gramsciana procurou-se tirar consequências para a realização da relação pedagógica. Ao nos localizarmos em termos educacionais na relação pedagógica que foi inicialmente entendida como relações amplas no todo da estrutura social e posteriormente como relação pedagógica formal escolar, concretizou-se a linguagem enquanto discursos de professores, tratados como uma tipologia. Entendeu-se discurso como manifestação da linguagem que neste sentido pressupõe as relações extra-discurso, as relações sociais, ou seja, as condições de sua produção. O caminho que foi feito parte da história do problema, procura em seguida desenvolver uma concepção de linguagem, fazendo um rápido percurso histórico do trato do entendimento desta, chegando a introduzir o pensamento gramsciano. Desenvolveu-se posteriormente o conceito de hegemonia segundo a perspectiva da relação entre linguagem e educação, onde se propôs a linguagem como meio de produção da hegemonia. No momento seguinte procurou-se desenvolver as relações entre linguagem e filosofia, cultura, política e educação, como forma de fazer emergir a concepção gramsciana propriamente dita da questão da linguagem como mediação educacional. Por último procurou-se tirar consequências destas relações e concepções para a realização da prática da relação pedagógica formal escolar.

Nome do Autor: COSTA, Maria Luiza Guedes
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Linguagem e educação
Referência: GUEDES, COSTA, Maria Luiza. Um estudo gramsciano da linguagem na relação pedagógica.. 1989. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1989.