Abec

Abec


     

As contribuições do PNAIC para a formação continuada de professores das escolas do campo de Nova Iguaçu

Este estudo objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as contribuições para a formação continuada de professores das Escolas do Campo do Município de Nova Iguaçu e de como a formação tem propiciado aos professores alfabetizadores subsídios para os desafios na alfabetização de crianças. De natureza alfabetizadores das escolas do campo do Município em questão, duas formadoras e uma orientadora de estudos do PNAIC. Para responder à questão de estudo utilizamos um questionário submetido aos professores, com questões sobre o trabalho pedagógico dos professores das escolas do campo e de como eles utilizam as ações propostas nos encontros de formação continuada e como esta formação tem contribuído para mudanças significativas para o cotidiano da sala de aula. Para complementar as respostas do questionário, utilizamos, ainda, a conversa informal, onde usamos as mesmas perguntas dos questionários e consideramos que, deste modo, as respostas obtidas foram mais enriquecedoras e contribuíram para a nossa compreensão acerca do tema em estudo. Os resultados indicam mudanças nas ações dos professores das escolas do campo de Nova Iguaçu que demonstram se apropriar de conhecimentos e novas práticas, através da interação e da troca de experiências, entre os participantes nos encontros da formação continuada do PNAIC.

Nome do Autor: Márcia Figueira Marques da Silva
Nome do Orientador: Jurema Rosa Lopes
Instituição: Universidade do Grande Rio
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Humanidades, Culturas e Artes
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Artes
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Márcia Figueira Marques da. As contribuições do PNAIC para a formação continuada de professores das escolas do campo de Nova Iguaçu. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2017.