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As relações dos professores alfabetizadores com o saber instituído da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Essa pesquisa questionou as relações entre a ação dos docentes alfabetizadores em sala de aula e a inserção do PNAIC como política pública de formação continuada para a garantia da escolarização na idade certa, especificamente no contexto de uma escola municipal de Nova Iguaçu/ RJ. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como ocorrem as relações entre o trabalho dos professores alfabetizadores e as propostas da formação continuada do PNAIC em sala de aula. Os objetivos específicos traçados foram: investigar a estrutura, metas e propostas de formação continuada de políticas públicas da educação, em especial do PNAIC e analisar como os professores da escola da pesquisa desenvolvem as atividades estabelecidas pela formação continuada do Pacto em sala de aula. A metodologia adotada foi o estudo de caso (GIL, 2002; Yin, 2001). Com o levantamento bibliográfico e a coleta de dados buscamos selecionar as informações para a viabilidade da pesquisa. A definição do grupo a ser investigado ocorreu através de um levantamento para saber onde, quem e quantos professores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED/NI) fariam parte da pesquisa. Dessa forma, participaram da pesquisa 3 (três) professoras alfabetizadoras e 3 (três) técnicas da SEMED envolvidas com o PNAIC. O estudo de caso foi realizado através de entrevistas semiestruturadas que foram coletadas para verificar e registrar os relatos. As entrevistas foram analisadas de acordo com a técnica denominada análise de conteúdo (BARDIN, 2011), que revelou a trajetória acadêmica e profissional dos sujeitos pesquisados, as suas impressões sobre o Programa e impactos que ocorrem em suas práticas pedagógicas. As entrevistadas apontaram o PNAIC como um Programa necessário ao aprimoramento da prática docente. Pontuaram também que as relações com esta política de formação continuada precisam ser cada vez mais de engajamento do professor com o ensino e de diálogo significativo entre os saberes teóricos propostos e os conhecimentos da experiência docente. A pesquisa indica, ainda, a necessidade de mudanças balizadoras de investimento e valorização da educação inicial e continuada do alfabetizador.

 
 
Nome do Autor: Patrícia Rodrigues Rocha
Nome do Orientador: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
Instituição: Universidade do Grande Rio
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Humanidades, Culturas e Artes
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Artes
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Patrícia Rodrigues. As relações dos professores alfabetizadores com o saber instituído da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Rio Grande do Sul, 2017.