Abec

Abec


     

Formação continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: Percepção dos professores participantes

A formação continuada de professores é uma questão complexa e que emerge como condição fundamental para aprimoramento dos processos educacionais. Legitimada pela Constituição Federal de 1988 e amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei 9.394/1996), ela é almejada como forma de melhorar a qualidade do ensino, sendo que várias políticas públicas vêm sendo construídas em prol de seu oferecimento. Voltadas para a formação continuada de professores, as políticas públicas no Brasil têm se ampliado desde a década de 1990, especialmente pelos acordos firmados a partir da “Declaração Mundial sobre Educação para Todos” (Conferência de Jomtien). Focalizando o professor-alfabetizador como importante agente para o aprimoramento do processo educacional em busca do que se convencionou chamar de qualidade da educação, políticas voltadas à formação continuada desse ator têm se desenvolvido sendo implementados importantes programas em nível nacional. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca investigar a mais recente política em nível nacional voltada à formação do professor-alfabetizador, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2012). Buscamos compreender como os professores participantes da formação continuada pelo PNAIC percebem a formação oferecida e quais as implicações dessa para a sua prática docente. Assim, o presente trabalho traz a discussão sobre o programa de formação no PNAIC, apresentando seus contornos e analisando a percepção dos professores sobre ele. Para tanto, nosso desenho metodológico, utilizando-se da perspectiva qualitativa de pesquisa, optou pela coleta de informações junto aos professores participantes da formação continuada pelo PNAIC num município localizado ao sul de Minas Gerais, a partir de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas a partir de procedimento inspirado na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Após o processo de organização e análise dos dados foi possível eleger duas temáticas analíticas: “A formação no PNAIC na voz dos professores” e “Implicações para a prática docente”, os quais nos permitem compreender os delineamentos da formação segundo a percepção dos professores, levantando seus pontos positivos e negativos.

Nome do Autor: Cristiano José de Oliveira
Nome do Orientador: Luana Costa Almeida
Instituição: Universidade do Vale do Sapucaí
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Cristiano José de. Formação continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: Percepção dos professores participantes. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Minas Gerais, 2017.