Abec

Abec


     

A (res)significação da leitura: uma proposta de ensino com as estratégias de leitura no 1º ano do ciclo de alfabetização

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades que a leitura, como processo, oferece para a formação de crianças leitoras em uma classe do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, este trabalho desenvolveu uma proposta de ensino sistemático de leitura com a proposição de ensinar aos alunos, em processo de alfabetização, que o ato de ler está para além da decodificação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, tendo, como objeto, de estudo a leitura como processo. Participaram a pesquisadora e 18 alunos em uma classe do 1º ano do ciclo da alfabetização. Os instrumentos utilizados para a produção de material empírico foram avaliação diagnóstica para conhecer o nível de leitura dos alunos, o caderno de anotações com os registros dos diálogos pesquisadora/alunos realizados nas seis sessões (atividades) de leitura, tendo, como fonte, livros de literatura infantil selecionados no acervo de livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola e uma avaliação final. As atividades de leitura, desenvolvidas ao longo da pesquisa, partiram da premissa de que era necessário trabalhar capacidades para desenvolver a competência leitora do educando, enfatizando a relação dialógica entre o autor-texto-leitor, considerando os conhecimentos prévios adquiridos socialmente por esse aluno, de maneira que as atividades fossem significativas. Para a realização das atividades de leitura e da análise do material empírico elegemos como categoria de análise as estratégias de leitura, antes, durante e depois da leitura abordadas por Solé (1998). O material empírico coletado indicou que os alunos constituíram-se, como leitores, à medida que, na interlocução com os textos literários, construíram sentido e significado sobre a leitura, considerando a mediação da pesquisadora e o modelo interativo da leitura. Esse modelo proporcionou aos alunos e à pesquisadora a ampliação do conhecimento sobre o ensino da leitura na pesquisa.

Nome do Autor: Adriana Cardoso da Silva Brasil
Nome do Orientador: Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz
Estado:Bahia
Ano Publicação: 2016
Curso: PG em Formação de Professores da Educação Básica
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BRASIL, Adriana Cardoso da Silva. A (res)significação da leitura: uma proposta de ensino com as estratégias de leitura no 1º ano do ciclo de alfabetização. 2016. Dissertação de Mestrado (PG em Formação de Professores da Educação Básica ) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, 2016.