Abec

Abec


     

Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina

Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2008, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA. O objetivo deste trabalho é verificar como se constituem as trajetórias de vida e formação de professores que atuam em classes multisseriadas no Estado de Santa Catarina. A pesquisa é de cunho qualitativo e está ancorada nos princípios teóricosmetodológicos da pesquisa autobiográfica, a partir dos dispositivos do Ateliê Biográfico de Projeto e a criação do Ateliê Biográfico de (auto)formação para professores de classes multisseriadas, e no uso da entrevista narrativa, conforme estudos de Delory-Momberger (2006), Souza (2006a, 2006b, 2008, 2014), Bertaux (2010) e Jovchelovith e Bauer (2002). O referencial teórico está embasado em Abrahão (2006, 2008), Antunes (2001, 2007), Hage (2010a, 2010b, 2011), Ribas (2016), Ribas e Antunes (2015, 2017), Souza (2006a, 2006b, 2008, 2012a, 2012b, 2014), Santos (2007, 2011), Cardoso e Jacomeli (2010) e Damasceno e Beserra (2004). Entendo que o desenvolvimento deste trabalho foi de suma importância, pois possibilitou compreender como as professoras colaboradoras da pesquisa têm constituído suas trajetórias de vida e formação em meio às classes multisseriadas: suas trajetórias se constroem por meio de aprendizagens experienciais uma vez que suas formações estão alicerçadas em suas práticas, em um saber-fazer por meio das e nas experiências. Ao terem tido a oportunidade de compartilhar suas experiências umas com as outras por meio das narrativas, fizeram renascer um olhar positivo frente ao trabalho que desenvolvem e passaram a se reconhecer como protagonistas de suas histórias em classes multisseriadas no município de Lages/SC. Nestes locais, elas são como sementes de girassóis, são ciclos que se (auto)(trans)formam, pois, se espalham na medida em que suas experiências estão sendo compartilhadas por meio de suas trajetórias de vida. Ao compartilharem suas trajetórias de vida, formação e profissão, possibilitaram um transformar e um ressignificar de suas práticas docentes e de vida. Logo, entendo a importância de trabalhar a formação continuada de professores de classes multisseriadas a partir de Ateliê Biográfico de (auto)formação, adotado como ponto de partida, sendo ferramenta valiosa que possibilitou às colaboradoras da pesquisa, através de suas trajetórias de vida, formação e profissão, se reconhecerem como protagonistas, se empoderarem, e terem suas sementes de experencialidade espalhadas, servindo de inspiração para outros professores como forma de valorização, reconhecimento, pertencimento, a fim de que possamos juntos preencher as lacunas ainda encontradas na formação de professores do ensino multisseriado.

Nome do Autor: Juliana da Rosa Ribas
Nome do Orientador: Helenise Sangoi Antunes
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2021
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RIBAS, Juliana da Rosa. Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina. 2021. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2021.