Abec

Abec


     

Atividades pedagógicas para alunos com dificuldades ortográficas da língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Um dos grandes problemas existentes nos anos finais do Ensino Fundamental é a quantidade de alunos que não têm domínio de elementos básicos da norma padrão da Língua Portuguesa, como ortografia. É frequente notar discentes que, em sala de aula, se sentem envergonhados em função dessa dificuldade que, muitas vezes, afeta também sua autoestima quando são alvos de bullying por terem cometido, por exemplo, desvios ortográficos em postagens de suas redes sociais. A escola, por sua vez, permanece com atividades nas quais predomina apenas a cópia repetitiva de palavras grafadas de forma incorreta. Em função dessa realidade, surgiu o tema gerador desta dissertação que, além de tratar do conceito de educação bancária, proposto por Freire (2013b) e de evidenciar o papel de todo docente na formação integral dos educandos, traz, ainda, um breve histórico sobre a alfabetização no Brasil, considerações e dados sobre o analfabetismo e o analfabetismo funcional no Brasil, pressupostos sobre os prós e os contras da progressão continuada e ponderações sobre a importância do professor no processo da progressão continuada. Essa pesquisa teórica inicial foi basilar para, posteriormente, dar base à elaboração de atividades pedagógicas para alunos com dificuldades ortográficas da Língua Portuguesa que podem ser aplicadas nos anos finais do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o trabalho aqui proposto está calcado nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).

Nome do Autor: Olívia Aparecida Carvalho
Nome do Orientador: Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Olívia Aparecida. Atividades pedagógicas para alunos com dificuldades ortográficas da língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.