Abec

Abec


     

A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle

Analisa criticamente o planejamento anual produzido de modo centralizado pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), para as turmas de alfabetização, estabelecendo relações com a Pedagogia de La Salle, tendo como base a Alfabetização em suas relações com a linguística, segundo Cagliari e Faraco. Objetiva analisar as semelhanças entre o planejamento da SMED e a pedagogia de La Salle, tendo, como objetivos específicos: 1) pesquisar, na história da educação brasileira, quais os principais métodos de alfabetização que embasaram as políticas educacionais; 2) distinguir os métodos e concepções de alfabetização subjacentes ao plano de ensino do município de Foz do Iguaçu; 3) compreender como a cultura escolar se apropria de elementos de pedagogias do passado. A metodologia adotada é a pesquisa crítico-social, de cunho qualitativo, pautada na análise documental do planejamento organizado pela SMED de Foz do Iguaçu para o ano de 2019. Evidencia a utilização do método fônico no planejamento anual da SMED, método que parte da relação entre letras e sons considerando a escrita como uma transcrição da língua falada. O método fônico desconsidera as variações linguísticas e os contextos diferentes em que os indivíduos estão inseridos. Aponta a semelhança do planejamento da SMED com a pedagogia utilizada por La Salle no século XVIII, tanto nas questões do ensino, quanto dos materiais utilizados em sala de aula.

Nome do Autor: Bruna Zorzan de Paula
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PAULA, Bruna Zorzan de. A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2020.