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Contribuições de um núcleo de estudos docentes na educação infantil com enfoque CTS para a alfabetização científica e tecnológica

O objetivo desta pesquisa foi verificar quais as Contribuições de um Núcleo de Estudos Docentes na Educação Infantil com enfoque CTS para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências. Assim, implementou-se um processo de formação realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Ponta Grossa - PR. A amostra de professores foi formada por um total de 07 participantes e a amostra de alunos foi de 70 participantes contemplando a faixa etária de 3 a 5 anos, totalizando assim 77 participantes da pesquisa. As principais temáticas abordadas se referem às reflexões sobre os aspectos históricos e legais da educação infantil, como acontecem os tempos, espaços e práticas educativas nessa etapa, sobre CTS e alfabetização científica e tecnológica na educação infantil e formação continuada com enfoque CTS. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante, possibilitando a compreensão de todo o processo investigado. A coleta dos dados ocorreu por meio de anotações em diários de campo, relatórios, filmagens, fotografias, áudios, vídeos, questionários, tutoriais, sequências didáticas. A análise de dados foi organizada em 4 categorias: 1- Quais as percepções dos professores da educação infantil sobre ciência, tecnologia, CTS e ACT? 2- Núcleo de estudos docentes na educação infantil: experiências significativas; 3- A aplicação de sequências didáticas: promovendo a ACT; 4- Após experiências vivenciadas, o que falam os professores da educação infantil? Os resultados apontam para a falta de postura reflexiva acerca de ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade apesar de suas vivências metodológicas serem interdisciplinares, ainda se encontra ausente em sua prática o aprofundamento dessas questões. Evidenciou-se que as discussões devem acontecer desde a educação infantil, quando professores dessa etapa de ensino devem conscientizar as crianças sobre os problemas do mundo em que estão inseridos, tornando-os cada vez mais críticos, reflexivos, questionadores e atuantes na sociedade. Como produto final desse estudo foi elaborado um e-book com o objetivo de servir de apoio para outros docentes que trabalham na educação infantil, os quais, por meio das práticas já realizadas, poderão fazer adaptações ou até mesmo ampliá-las, conforme o contexto sociocultural de sua escola e de seus alunos, a faixa etária das crianças e as temáticas que pretendem abordar em suas vivências. O material contemplado nesse produto está organizado em duas partes: a teórica que possibilitará fazer as reflexões necessárias sobre CTS e ACT na educação infantil e a parte prática contemplando metodologias diferenciadas de acordo com as diferentes faixas etárias, oportunizando a alfabetização científica e tecnológica desde a infância.

Nome do Autor: Juliana Sauerbier
Nome do Orientador: Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2020
Curso: PG em Ensino de Ciência e Tecnologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SAUERBIER, Juliana. Contribuições de um núcleo de estudos docentes na educação infantil com enfoque CTS para a alfabetização científica e tecnológica. 2020. Dissertação de Mestrado (PG em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2020.