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As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras

O estudo apresenta discussões e articulações entre práticas pedagógicas, alfabetização e linguagens. Considerando esses aspectos, a investigação buscou identificar as diferentes linguagens presentes nas práticas pedagógicas, durante o processo de alfabetização com as crianças de 6 anos. O campo de pesquisa envolveu duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da Rede Municipal de Itabirito, Minas Gerais. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e os instrumentos utilizados para as coletas de dados foram entrevistas semiestruturadas com as docentes, observação da prática de professoras, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. Ao discutirmos sobre as práticas, buscamos embasamentos em Franco (2010, 2015, 2016, 2017) e Zaballa (1998). Autores como Soares (2003, 2013, 2017), Morais (2006, 2012, 2015), Mortatti (1999, 2016), Ferreiro e Ana Teberosky (1999), entre outros, sustentam a fundamentação a respeito das práticas em alfabetização. Na perspectiva de Loris Malaguzzi apud Edwards C.; Gandini, L.; Forman, G. (2016) e autores como Colello (2018, 2019), Fiorin (2017) e outros, buscamos as contribuições sobre as linguagens. Para as análises, foi realizada a transcrição dos dados das entrevistas, assistidas as gravações das aulas e anotados os momentos importantes das práticas das professoras, nas quais foram identificadas as diferentes linguagens presentes no processo de alfabetização. Dentre os principais resultados encontrados, verificou-se que as práticas das professoras se baseiam em suas concepções de aprendizagem e que os discursos das docentes revelam o quanto há dicotomia em relação à teoria e à prática. Foram identificadas práticas mecânicas, sendo realizadas pelas professoras alfabetizadoras, ainda numa perspectiva dos métodos tradicionais para a aprendizagem da língua escrita. Quanto à presença das diferentes linguagens, notou-se que elas aparecem nas práticas docentes no processo de alfabetização; contudo, acontecem de forma secundária, como um suporte. Diante dos resultados encontrados, considera-se que as práticas docentes evidenciam a presença das linguagens, mas ocorrem de forma intuitiva, sem a dimensão de uma prática pedagógica, no sentido de práxis.

Nome do Autor: Janaina Oliveira Gonçalves
Nome do Orientador: Marco Antônio Melo Franco
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GONÇALVES, Janaina Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2020.