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Concepções orientadoras das propostas pedagógicas de formação dos professores alfabetizadores

A referida dissertação objetivou investigar as concepções de alfabetização que orientam as propostas pedagógicas de formação dos professores alfabetizadores, e para tal, dialogou com as 14 redes municipais de ensino de abrangência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense - AMAUC /SC, com as pesquisas realizadas e disponibilizadas na base de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, publicadas na última década e, à luz dos registros de Freire (2001), Frago (1993), Gadotti (1999), Gontijo (2002), Mortatti (2000; 2004), Saviani (2008; 2009a, 2009b), Soares (1996; 2003; 2016), que se destacam entre os pesquisadores referenciados. Pesquisa essa que, analisou as propostas pedagógicas de formação para professores alfabetizadores por meio dos documentos oficiais das referidas redes de ensino, que, por sua vez, configuram o objeto de pesquisa, aqui estruturada sob a pergunta: Que concepções de alfabetização orientam as propostas pedagógicas para formação de professores alfabetizadores nos municípios de abrangência da AMAUC/SC? E, ancorou-se em duas questões de pesquisa: 1) Que lugar ocupa a formação do professor alfabetizador ao longo da história? E, 2) De que modo às concepções de alfabetização orientam as propostas pedagógicas de formação para professores alfabetizadores nos municípios da AMAUC /SC? Na expectativa de análise detalhada e aprofundada do objeto de estudo, baseando-se nos registros históricos, delimitaram-se os objetivos específicos, para que os mesmos possibilitem: a) identificar o lugar que a formação do professor alfabetizador ocupa ao longo da história e b) contextualizar historicamente as concepções de alfabetização que orientam as propostas pedagógicas de formação para professores alfabetizadores desses municípios. Assim, configura-se numa pesquisa de caráter bibliográfico e documental, na perspectiva metodológica da análise investigativa do conteúdo dos materiais coletados, subsidiada pelos princípios do método dialético, com interpretação qualitativa em educação proposto por Franco (2005) e Triviños (2013). A presente dissertação está estruturada em cinco capítulos onde apresenta a História da Educação, as concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas que influenciaram os processos de Alfabetização e Formação de Professores no Brasil, contextualizando as concepções de alfabetização que orientam as propostas pedagógicas de formação para professores alfabetizadores ao longo da história, permitindo a compreensão das especificidades dos métodos, concepções e teorias que caracterizaram as mudanças educacionais no sistema nacional de ensino. Compreendendo que as propostas pedagógicas destinadas aos professores alfabetizadores das redes municipais de ensino dos municípios de abrangência da AMAUC/SC caracterizam-se principalmente como construtivistas sóciointeracionistas de base Piagetiana e nos estudos linguísticos de Emília Ferreiro & Ana Teberosky (1989), que fundamentam inclusive, em rede nacional, programas de formação de professores alfabetizadores a partir dos anos 90 caracterizados pelas tendências: liberal e progressista, possibilitando uma ampla reflexão sobre as influências estrangeiras nas concepções de alfabetização das propostas pedagógicas de formação de professores alfabetizadores. Evidenciando, notadamente, a continuidade da pesquisa, do debate e das reflexões à cerca do tema aqui exposto.

Nome do Autor: Lucimara Frigo Machado
Nome do Orientador: Marilane Maria Wolff Paim
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACHADO, Lucimara Frigo. Concepções orientadoras das propostas pedagógicas de formação dos professores alfabetizadores. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Santa Catarina, 2019.