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Avaliação dos saberes dos alunos sobre escrita alfabética e a construção de práticas dos professores de Águas Belas-PE

O presente trabalho se propôs a compreender as formas de avaliação dos saberes dos alunos sobre a escrita alfabética e as implicações dessas avaliações na construção de práticas de uma professora de Águas Belas-PE. Nessa perspectiva, buscamos investigar as formas de avaliação da escrita dos alunos adotadas pela professora; verificar as estratégias de intervenção no processo de apropriação do SEA a partir das avaliações realizadas, e verificar como a professora lida com as iniciativas de avaliação e monitoramento exigidas pela Secretaria Municipal de Educação de Águas Belas (SEDUC). O trabalho se desenvolveu durante um ano letivo na rede municipal de Águas Belas em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como procedimentos metodológicos: observação, entrevista e entrevista de explicitação. Analisados com base na a análise do conteúdo segundo Bardin (1977).Serviu como referencial teórico desse trabalho os estudos da área de alfabetização e letramento, no que se refere mais especificamente à faceta linguística desse processo e o modelo de avalição da escrita inspirado pela teoria da psicogênese da língua escrita inaugurado por Emília Ferreiro. Ainda serviu como aporte teórico as reflexões sobre a prática docente, considerando as confluências dos saberes e suas ressignificações, bem com os estudos do cotidiano a fim de compreender as táticas adotadas diante das estratégias impostas, seguindo uma lógica conjuntural e pragmática. Os resultados permitiram observar que as prescrições avaliativas da SEDUC eram atendidas apenas como um procedimento formal, mas seus modelos de registro não ofereciam as informações acerca da situação real dos alunos. A professora fabricava seus próprios instrumentos de registro que se mostraram coerentes às suas formas de alfabetizar e avaliar.Sua prática, embora se aproxime mais ao que se chama tradicional, revela também incorporações de elementos inovadores que favoreciam a reflexão dos princípios do SEA, mostrando assim uma coerência pragmática em suas intervenções. A professora demonstrou não ter se apropriado teoricamente de nenhuma das duas abordagens formativas vivenciadas (ALFA E BETO e PNAIC). Porém, incorporou disposições próprias dos princípios teórico metodológicos da formação PNAIC, enquanto em nenhum momento foi observado o uso de dispositivos ou ações que remetesse ao método fônico.

Nome do Autor: Ângela Maria Alexandre Ramalho
Nome do Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAMALHO, Ângela Maria Alexandre. Avaliação dos saberes dos alunos sobre escrita alfabética e a construção de práticas dos professores de Águas Belas-PE. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2019.