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Influência de estórias infantis no desempenho verbal de escolares: análise quanto a aspectos qualitativos e quantitativos dos textos, com relação ao contador de estória e ao nível sócio-econômico e sexo dos sujeitos.

O objetivo do trabalho foi verificar o efeito de três variáveis no comportamento verbal de 60 crianças, do sexo feminino e do sexo masculino, com idade variando em torno de 8 anos e meio e da 2ª série do 1º grau: o nível sócio-econômico-cultural, o material verbal usado para treino e o treinador.. Os aspectos específicos analisados quanto ao comportamento verbal foram: de vocábulos e de sentenças, extensão média do enunciado verbal, de tatos-rotulação e de quantificadores. Os aspectos gerais compreenderam o estudo do tema, do conteúdo, da personagem principal, da estrutura temática, da coerência e da originalidade das estórias. Foram utilizadas duas coleções de livros de estórias infantis que se verificou serem diferentes quanto a aspectos quantitativos, os mesmos analisados nas redações das crianças. A autora concluiu que, em vista dos altos acordos obtidos entre os juízes que analisaram as redações dos sujeitos, pode-se reafirmar que os modelos de skinner e de Pottier realmente definem de modo operacional as categorias verbais aqui estudadas, e que muito facilita o trabalho do pesquisador.

Nome do Autor: FARIA, Eulália Maimoni
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Lilteratura infanto-juvenil
Referência: MAIMONI, FARIA, Eulália. Influência de estórias infantis no desempenho verbal de escolares: análise quanto a aspectos qualitativos e quantitativos dos textos, com relação ao contador de estória e ao nível sócio-econômico e sexo dos sujeitos.. 1979. Dissertação de Mestrado (Doutorado) - Universidade de São Paulo, , 1979.